//Futurologia – A Ciência do Futuro
Prédios futuristas vistos a noite, remetendo a ciência do futuro.

Futurologia – A Ciência do Futuro

Ciência do futuro? Mas o que seria essa futurologia?

Pois bem, futurologia é a ciência que estuda o futuro, principalmente em um âmbito tecnológico, mas isso não se limita a perspectivas ilusórias, como sair dizendo que os carros irão voar e que os robôs irão limpar a casa.

Embora de fato isso seja de uma forte expectativa, a futurologia trabalha com conceitos técnicos e estatísticos e se baseia em uma análise aprofundada da sociedade.

E existem profissionais altamente capacitados nessa área, acredite.

Os profissionais que estudam o cenário contemporâneo analisam o mercado global, as demandas e as possíveis otimizações e com base em um estudo estatístico levantam uma análise bastante realista das expectativas futuras.

E em que isso pode ajudar?

Estar preparado para o cenário futuro é o que faz de uma empresa apta a sobreviver e a se destacar.

Henry Ford, visionário, notou o impacto do veículo na vida dos cidadãos, ele sabia das dificuldades de seu tempo para que as pessoas pudessem se transportar e estabeleceu as bases para que uma das maiores invenções do homem alavancasse no cenário global.

Nos dias atuais temos grandes exemplos da importância do estudo futurista.

As fintechs estão revolucionando o mercado financeiro e causando fortes impactos nos bancos convencionais. Os aplicativos de transporte particular modernizaram a trouxeram praticidade a forma com que as pessoas se locomovem, o que reduziu drasticamente o número de táxis nas ruas. Eles não fizeram isso da noite para o dia e não foi apenas um pensamento brilhante que surgiu na cabeça de um gênio.

Exemplos de histórias que impactaram positivamente e negativamente o mercado tecnológico global.


O fim da KODAK

A história do Ifood

Diversas mentes trabalham diariamente com esse intuito, estudar o amanhã, entre eles podemos citar o escritor e físico americano Michio Kaku e suas obras, O Futuro da Mente: A Busca científica para aprender, Aprimorar e Potencializar a Mente e também A Física do Futuro e o escritor israelense Yuval Harari, autor de Sapiens e de Homo Deus, Uma Breve História do Amanhã.

Estar preparado para o amanhã, é o que definirá o crescimento de uma empresa ou então o seu declínio, mas não apenas as empresas, as pessoas também precisam se adequar as novas realidades, portanto não apenas esses profissionais que respiram esse tema diariamente devem estar ligados ao futuro, todos precisamos estudar as perspectivas.

Como serão as profissões do futuro? Confira: Profissões do Futuro.

Se preparar e se aprimorar é o que torna cada indivíduo apto a prosperar e usufruir de um amanhã mais confortável e ter o máximo proveito disso.


The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Latest posts by Renan Almeida (see all)