//Sala de Aula Virtual e a Inovação do Ensino
Google for education Sala de aula virtual

Sala de Aula Virtual e a Inovação do Ensino

Com os adventos da tecnologia, o processo educacional passou por adaptações, entenda como o educador podem se preparar para esse processo fazendo da sala de aula virtual o ambiente de aprendizagem.

Inúmeras são as possibilidades de gerenciar conteúdos online em prol da educação, dia após dia surgem novos softwares e sites especializados na expansão da divulgação do conhecimento pelos meios digitais e a sala de aula virtual tem se mostrado o caminho facilitador no processo de ensino/aprendizagem.

O professor moderno deve procurar se incluir no processo de readequação do ensino, mas por que ele deve pressupor que a alteração de seus métodos pode ser benéfico ao processo educacional?

Façamos um passeio histórico através da evolução do ensino.

As escolas e seus meios de ensino são reflexos de sua base contemporânea, naturalmente o professor, sempre visto como a autoridade soberana e incontestável chegava na sala de aula e após um singelo “bom dia”, iniciava a escrita no quadro negro. Detalhe para o giz, que possui (sim, falo no tempo presente, pois ainda é muito utilizado) um poder inigualável de propagar alergias respiratórias.

O decorrer dos tempos trouxe a televisão, com a aula de filme, em que todos precisávamos escrever um relatório com as observações captadas do filme e também o velho e bom amigo mimeógrafo, não havia um aluno que não se deliciasse com o aroma daquele equipamento e o seu processo de rolagem para a obtenção de novas folhas de exercícios copiadas era incrível.


Não consigo me recordar de algum aluno que não se animasse com aquele processo, por mais simplório que pudesse ser.

É notável que a chegada de novas funcionalidades é parte de um processo fundamental e necessário, pois é espelho da sociedade em que vivemos. O ambiente escolar, deve portanto, formar cidadãos aptos a conviver em sociedade, preparando-os para os cenários futuros a serem encontrados.

Atualmente todos interagem através de dispositivos móveis, fazendo inclusive do computador, um objeto não mais necessário. Segundo GSMA, uma entidade americana de telefonia móvel, cerca de 70% da humanidade possui um smartphone, a porcentagem também é equivalente para o total de dispositivos na América latina e o número de dispositivos no mundo é superior ao número de seres humanos.

O número de escolas brasileiras que se adequam ao ensino digital, felizmente é crescente e de acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), em 2016 esse número chegou a 52% em escolas de educação básica.

Ao contrário do que se possa pensar, existem muitas formas gratuitas de disseminar o conhecimento nos meios digitais, criando uma sala de aula virtual.

Como exemplo, vou me limitar a demonstrar o Google Classroom, a ferramenta do Google for Education disponibilizada para educadores que permite que os professores criem e compartilhem seus conteúdos na sala de aula virtual.

Confira também: Desbravando o Mundo com a Realidade Aumentada.

Google For Education

O Google Classroom, possui as ferramentas Google de edição de documentos, sendo elas o Documentos Google, Planilhas Google e o Editor de apresentações do Google. Todas essas ferramentas trabalham com o armazenamento do Google Drive.

É possível enviar questionários e avaliar os resultados de forma estatística e em tempo real, facilitando muito a vida do professor, possibilitando também uma análise mais apurada do desenvolvimento dos alunos.

Abaixo uma explicação bastante detalhada da ferramenta de criação de sala de aula virtual:

A Google disponibiliza também treinamentos online para formação dos educadores!

Como podemos ver as ferramentas de ensino existem de forma bastante acessível, com todos os tipos de temática e diferentes custos, ou em alguns casos, a ausência desse.

O professor moderno vê como prioridade o aspecto pedagógico do processo educacional e não apenas a partilha de seus conhecimentos referentes a sua matéria de lecionamento.

A tecnologia é apenas uma facilitadora do processo, a divulgação do ensino ocorre de forma processual, em que o educador é responsável por compartilhar informações e também, ouvir os alunos, promover debates e tornar o ambiente de escolar, um ambiente de troca mútua de experiências e conhecimentos.

A educação tem um poder transformador e é ela a única responsável por fazer do mundo em que vivemos, um lugar melhor, não apenas hoje, mas para as futuras gerações que aqui irão viver.


Tablet sala de aula virtual almeidatecno
The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.