//Automatizando a Sua Casa!
Dispositivo wifi automatizando a sua casa almeidatecno

Automatizando a Sua Casa!

A internet das coisas é hoje um conceito amplamente conhecido no mundo corporativo, porém já está ganhando muitos adeptos que estão utilizando seu potencial em suas próprias casas. Saiba como é possível tirar proveito da IoT em sua vida pessoal.

Foi-se o tempo em que automação residencial era um cenário de idealismo futurista, com os dispositivos encontrados atualmente qualquer um pode trazer grande praticidade para seu cotidiano, automatizando a sua casa e por que não dizer, tendo um dia mais divertido?

Vamos explorar a seguir os principais meios de se automatizar um ambiente, assim como destacar os itens mais utilizados e como fazer para que eles interajam com seu ambiente, tudo isso com pouquíssimo custo, será possível?

Tudo conectado

O conceito básico de automação é que as objetos e sistemas estejam conectados entre si, de forma que possam tomar decisões, em muitos casos pré-programadas ou então através de seus respectivos sensores.

Existem empresas responsáveis por instalar sistemas desse tipo em casas e empresas, sistemas esses, que também são responsáveis por rigorosos sistemas de monitoramento e segurança.

Esses sistemas são sensacionais, porém vamos nos limitar aos meios acessíveis para qualquer um que queira implantá-los a baixo custo e que seja simples de se fazer, automatizando sua casa.

Os dispositivos

A automação residencial pode contar com sistemas ou dispositivos, ambos com uma infinidade de opções, no caso dos dispositivos, podemos contar com tudo quanto é tipo de item que se possa imaginar, vamos citar alguns:

  • Lâmpadas;
  • Plug de tomada;
  • Sensor de luminosidade;
  • Qualquer eletrodoméstico adaptado;
  • Câmeras;
  • Fechaduras;
  • Vaso para plantas (é isso mesmo!).

Os sistemas

Os sistemas funcionam como consoles para o gerenciamento dos dispositivos, um grande exemplo disso é o Google Home, sistema gerenciador de automação da Google.

Com ele o usuário pode estar automatizando sua casa com o seu smartphone, ligando e desligando equipamentos, ou programando ações especiais.

Mão na massa

Em minha casa, resolvi brincar um pouco com esses itens e acabei tendo uma ideia bem interessante.

Com poucos itens acessíveis eu fiz sistema que é capaz de ligar o meu computador e um sistema de luminosidade próximo, simplesmente com alguns dizeres no smartphone.

Para entender melhor, confira o vídeo abaixo:

Vou te contar como fiz esse processo.

Inicialmente o maior segredo está no plug de tomada inteligente que estou utilizando, esse que você pode observar abaixo:

plug inteligente almeidatecno


Após ligá-lo em um filtro de linha, fiz o reset adequado e o liguei, mantendo próximo ao roteador, em seguida, utilizando o aplicativo Smart Life, o adicionei ao console , mantendo-o então conectado a internet da minha casa.

Pronto, à partir daí ele já podia ser ligado e desligado através do meu smartphone.

Em seguida conectei um estabilizador ao plug inteligente. Agora tudo começa a fazer mais sentido, não é mesmo?

O estabilizador fica sempre ligado, para que quando a energia seja ativada no plug ele fique ativo sem a necessidade de ativar a chave.

Depois disso, fiz uma configuração na BIOS de meu computador, para que quando ele recebesse algum sinal de oscilação na energia, pudesse iniciar o sistema automaticamente (Essa funcionalidade é muito utilizada em servidores, para que possam reiniciar em caso de queda de energia).

Agora na parte sistêmica, eu vinculei a minha conta do Smart Life à minha conta do Google Home, o que me ajudou bastante e a propósito há uma infinidade de possibilidades de contas para que possam ser vinculadas à conta do Google Home.

Automatizando a sua casa com o Google Home

Por fim precisei criar uma rotina no Google Assistente, no caso o que eu fiz foi:

  • Quando eu disser “Ligar o computador”, “Ligue o computador” ou “Preciso utilizar o computador”, o sistema realiza o comando:
  • “Ligar Computador (nome que dei ao plug)” e então aciona o dispositivo.

O restante da “mágica” vai acontecendo em seguida. Não pense que esqueci as luzes, deixei essas para o final porque são bem simples, eu simplesmente coloquei várias fitas LED nos móveis, que por sinal comprei bem barato na internet.

Liguei umas às outras, utilizando nada mais nada menos do que fios que peguei ao desencapar cabos de rede. No final dos terminal, liguei uma fonte de 5V ao estabilizador utilizado pelo micro.

Tudo isso foi bastante simples de ser feito e não tem segredo algum, sem exagero, é possível fazer tudo isso com menos de R$100,00!

Saiba como manter suas redes sociais automatizadas e ganhe bem mais tempo no seu dia com isso!

Qualquer um pode ter grandes benefícios automatizando a sua casa, desde ganho de tempo, até mais conforto e praticidade no seu dia à dia.

Se esse conceito que já não é mais futurista, mas sim, muito presente te agrada, entre para o time, crie seus inventos! A criatividade é tudo, o céu é o limite!

The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Latest posts by Renan Almeida (see all)