//Otimização de Computadores (Hardware e Software)
otimização de computadores

Otimização de Computadores (Hardware e Software)

Assim como os demais equipamentos eletrônicos que precisam de atenção constante para o bom funcionamento, a otimização de computadores também precisa ser contínua!

A manutenção de computadores pode ser dividida em duas, a do Hardware e a do Software, enquanto uma diz respeito às peças físicas a outra trata dos sistemas. 

Se você acha que o momento certo para realizar a manutenção de seu PC é somente quando algo está danificado, saiba que está errado, pois o computador precisa de otimizações constantes.

Entenda a importância da otimização de computadores neste post!   

A Otimização de Computadores

Para que você possa cuidar adequadamente de seu computador, as otimizações precisam acontecer de forma periódica, com uma frequência pré-determinada. 

Na questão do sistema, os itens que devem ser checados são: lixos e erros do sistema, programas obsoletos, segurança das informações (vírus), atualizações pendentes. 

Referindo-se ao hardware, a manutenção pode acontecer com um intervalo um pouco maior, visto que o tempo levado para a apresentação de problemas é maior.

Quando realizada, é importante que se observe a conexão entre os periféricos e a presença de sujeira!

Abaixo algumas sugestões importantes que você pode seguir para manter o seu equipamento íntegro e em seu melhor potencial

A Otimização do Sistema

A otimização do sistema pode ser realizada de uma forma mensal, escolha uma data pré-determinada e anote em sua agenda! Realize as seguintes etapas sempre que essa data chegar: 

  • Lixos e erros do sistema: A primeira coisa a ser feita é remover o que há de indesejável em seu equipamento. Dá-se o nome de lixo de sistema, para os arquivos residuais de instalações remotas e os registros de erro. 

Para isso você pode utilizar o Ccleaner, uma excelente ferramenta, que mesmo em sua versão gratuita, se mostra muito eficaz para realizar esse tipo de tarefa. 

  • Desinstalar programas obsoletos: Provavelmente existem programas instalados em seu computador que você já nem se lembrava e eles estão lá, ocupando espaço em seu disco rígido. 

Remova essas aplicações, assim você estará liberando espaço para instalar aplicações mais importantes em seu HD.

Uma sugestão é o Revo Uninstaller, ferramenta que remove de forma profunda os resíduos do software (muito além do desinstalador padrão do Windows). 

  • Desfragmentar o disco: Você sabia que após excluir um programa, o seu espaço de alocação em disco se mantém inativo? Pois bem, você precisa realizar a desfragmentação de disco em seu sistema, assim irá liberar pontos fragmentados de seu disco para novas instalações. 

O Windows possui o desfragmentador próprio, entretanto é interessante que utilize ferramentas avançadas, como o Auslogics Disk Defrag

  • Ajustar a inicialização dos programas com o sistema operacional: Mesmo que você não saiba, alguns programas que você não utiliza estão inicializando junto com o seu sistema operacional, ocupando espaço da memória e prejudicando o desempenho de suas atividades. 

Para que você possa remover esses programas, siga o seguinte passo: 

  • Digite no menu executar o comando: “msconfig” e acesse o diretório; 
  • Na tela da aplicação clique em Inicialização e em Abrir Gerenciador de Tarefas.
  • Desabilite todos os programas que você não precisa; 
  • Repita esse processo, entretanto com a aba Serviços. 
  • Finalize a aplicação e reinicie o sistema. 
  • Procurar por atualizações: Seu sistema pode estar desatualizado, principalmente se ele se tratar do Windows 10. As atualizações trazem elementos extras e que oferecem  a correção de bugs e updates da segurança.

Para verificar se há atualizações pendentes, acesse o menu executar e digite “update”, clique em “Verificar se há atualizações” e inicie o processo. 

Fazendo essas tarefas mensalmente, com certeza o desempenho de seu sistema operacional já irá melhorar muito! 

A otimização do Hardware

A otimização do Hardware pode ser realizada de uma forma mais sazonal, mas não deixa de ser tão importante quanto a otimização do sistema. 

Estabelecer uma rotina de otimização a cada 6 meses pode ser interessante, a não ser que você observe alterações no padrão do funcionamento antes de passados os 6 meses. 

Para fazer a otimização, você deve desconectar o micro de todos os cabos e abrir a tampa lateral. Tenha em mãos um pincel fino e sensível, pasta térmica e borracha (padrão escolar). 

Passe o pincel em todas as peças com bastante cuidado, para remover todos os resquícios de poeira, atente-se para os coolers, do processador e da fonte! 

Desencaixe o cooler de seu processador e seque os resquícios de pasta térmica já existentes. Substitua por uma nova. 

Remova cautelosamente as memórias do encaixe do slot e passe suavemente uma borracha em seu contato (fique tranquilo, você não está apagando nada).

A borracha possui um material ótimo para reter o processo de oxidação do material eletrônico!

Todos esses cuidados aqui apresentados dizem respeito ao processo de otimização de computadores! Ou seja, cuidados que seu computador precisa ter, mesmo quando apresenta um bom funcionamento!

Problemas específicos que surgirem, demandam cuidados específicos! 

Tomando as Decisões Certa

E se você tivesse um manual que te auxilia a tomar as decisões corretas para cuidar de seu computador? Pois bem, a ALMEIDA Soluções em Tecnologia disponibiliza para você o E-book: Tudo o que Você Precisa Saber para Ter (e Cuidar) de um Computador. O material é completamente gratuito

Baixe agora mesmo e consulte os passos essenciais para manter o seu equipamento sempre em seu melhor potencial de funcionamento! 

Não deixe de curtir a página do Facebook e do Instagram e de seguir acompanhando o blog para mais novidades como essa. 

The following two tabs change content below.
Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.