//O Que Acontecerá com as Minhas Contas Quando eu Morrer?
o que acontecerá com as contas

O Que Acontecerá com as Minhas Contas Quando eu Morrer?

Muito se fala sobre segurança da informação e de que devemos manter nossos dados o mais seguros possíveis. Será que essa é toda a cautela que devemos ter com as nossas contas?

Se os dados forem mantidos seguros somente para mim, o que acontecerá com as minhas contas quando eu morrer? 

Por mais que seja um tema delicado, é imprescindível que tenhamos esse cuidado, tomando importantes medidas, para manter a segurança de nosso patrimônio digital, afinal nunca se sabe quando iremos “bater as botas”, não é mesmo?

Cuidados 

Até onde se sabe, não há nenhum registro na história da humanidade de indivíduos que partiram dessa e vieram de outra dimensão ou plano, informar importantes senhas, tokens e PINs de contas digitais, infelizmente (principalmente para os herdeiros de detentores de inúmeros jogos em plataformas de streaming). 

Portanto é fundamental ditar os devidos fins que terão suas contas digitais. Para isso vamos listar algumas dicas importantes que podem ser levadas em consideração.

Listas de papel

Impossíveis de serem hackeadas, as velhas listas de papel ainda aparecem como importante sugestão na preservação de senhas e orientações de acesso.

É recomendável que se faça uma cadernetinha listando os links e os dados de login de todos os acessos que se façam importantes, assim como orientações de como proceder em casos extremos, afinal é um direito de cada um manter uma conta ativa ou não. 

Deixe a lista em poder de seus familiares mais próximos, eles são confiáveis e vão proceder com as suas orientações (exceto se eles forem partir primeiro). 

Compartilhamento online

Se papel não é a sua praia, também é possível realizar essa tarefa de forma digital, então a criação de listas em documentos online pode ser uma opção. 

Como sugestão temos o Google Drive, Google Keep e o One Drive, que podem ser preenchidos de forma compartilhada entre os membros da família. 

Por favor, não vá deixar esse documento compartilhado de forma pública na internet! É preciso ter o cuidado de compartilhar apenas com a família

Acredite, é possível até mesmo destinar os seus dados digitais via jurídica, por um testamento!

Redes Sociais

As principais redes sociais contam com sistemas de gerenciamento de informação para lidar com esses sinistros. Confira os exemplos: 

Conta Inativa Google 

A gigante de pesquisas Google, possibilita ao usuário escolher o que acontece quando a sua conta ficar inativa por um determinado tempo

Acessando essa página, é possível escolher os destinatários de seus dados para quando sua conta ficar ociosa por um determinado tempo (que você também escolhe). 

Tomando as precauções com sua conta Google, estará se responsabilizando por todos os produtos que ela fornece, da conta de e-mail à Youtube.

É uma forma cautelosa de manter a segurança de suas informações. 

Contato Herdeiro do Facebook 

No Facebook é possível acrescentar uma conta de herdeiro, realizando algumas simples configurações. 

Basta selecionar o contato na opção Configurações de transformação em memorial, na aba Configurações. O link acima direciona para a página do Facebook com mais instruções. 

Além de fornecer o acesso para um contato de sua família, seu perfil se torna uma espécie de memorial que ficará ativo somente para aqueles que são seus amigos na rede social. 

Outras redes sociais possuem configurações semelhantes, é fundamental que se pesquise nas configurações de cada uma.

Pequenos cuidados que fazem a diferença

Esses pequenos cuidados são simples e fazem uma grande diferença, pois pense no que aconteceria se todas suas informações fossem perdidas!? Imagine quanto documento importante, imagine quantas informações financeiras!

Portanto é fundamental que você se preocupe com o que acontecerá com as suas contas quando você partir, afinal eles são parte de sua história de vida e seguirão sendo importantes para aqueles que os amam, preservando assim o seu legado. 

Se gostou dessas dicas, não deixe de comentar abaixo e também de assinalar para receber em primeira mão os conteúdos em seu e-mail! Se quiser contar com postagens como essa em seu negócio, entre em contato com a ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Podemos preparar o material ideal para você!

The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.