//Segurança da Informação – Controlando o Mundo
Botão de segurança

Segurança da Informação – Controlando o Mundo

E se grandiosos poderes como os botões que lançam mísseis ou destroem o planeta vistos em desenhos animados fossem reais? Entenda a Segurança da Informação.

Pois bem, eles são! Não necessariamente os botões (eu acho), mas o incrível poder de devastar nações, controlando suas grandes indústrias, bancos e arsenais nucleares existe, e esse é o poder daqueles que controlam a internet.

Os chamados hackers ou crackers, são aqueles que acessam os algoritmos mais intrínsecos de qualquer sistema, o algoritmo nada mais é do que o código genético de um programa, ou melhor, o código digital.

Os mesmos se auto-intitulam com diferentes nomenclaturas pois querem manter diferenciadas as suas práticas, os nomes definem a ética de cada grupo. Os hackers, ao contrário da fama que levam, trabalham nas programações com fins benéficos, geralmente encontrando falhas e aperfeiçoando o código, enquanto os crackers costumam acessar para fins ilegais, como a aquisição de informações sigilosas de instituições.

Sugestão de artigo com a temática:

Qual a diferença entre hacker e cracker – Olhar Digital. 

O mundo está repleto de indivíduos capazes de manipular de uma forma bastante abrangente o mundo digital e esse é o pesadelo de grandes empresas de renome mundial, pois é de conhecimento de todos que informações sigilosas já foram tomadas inúmeras vezes na história recente da humanidade, exigindo quantias enormes em dinheiro para que não tivessem seus dados divulgados para o público. 

Qual a solução para manter a segurança das informações? Temos que destacar que nossos próprios dados pessoais estão transitando pela internet e os mesmos podem ser divulgados se não tomarmos a devida cautela no que tange os critérios de segurança. 

O que devemos fazer para estarmos seguros na internet?

Pois bem, assim como destacado no início do artigo, pessoas de boas e más intenções estão navegando pela rede e que invisível aos olhos, já estão travando uma “batalha cívica digital”. As grandes corporações estão atentas e muito preocupadas com a segurança da informação, por isso procuram por profissionais com essas enormes habilidades, são eles os responsáveis por identificar brechas na segurança, para que possam ser corrigidas.

O que nós, pessoas físicas podemos fazer para aperfeiçoar a segurança de nossos dados? 

Abaixo disponibilizo algumas dicas, acompanhadas de vídeos com  conteúdos contendo informações preciosas em que todos devemos procurar seguir: 

  • Manter um bom antivírus instalado e atualizado. Sugestão: Avast Antivírus Free.
  • Utilizar senhas complexas, contendo letras maiúsculas, minúsculas, numerais e se possível,  caracteres especiais. Eu utilizo o site passwordsgenerator para me ajudar com essa tarefa.
  • Oferecer informações pessoais apenas para sites de confiança. 


Fato é, nos dias de hoje é impossível dizer que o mundo digital não faz parte de nossas vidas e que devemos estar sempre atentos com essa guerra cibernética, pois vivemos em um mundo cada vez mais semelhante ao mundo do jogo Watch Dogs.










The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.