//Meu PC não Liga! O que eu faço?
Hardware ilustrativo almeidatecno

Meu PC não Liga! O que eu faço?

Você estava utilizando normalmente o computador, fez todas as atividades que precisava e então foi dormir. No dia seguinte, foi ligar o computador e teve uma grande surpresa. O PC não liga! E agora?

Fique calmo, pois na maioria das vezes o problema do seu computador será algo simples, em outros casos, mantenha a calma mesmo assim.

Assim como nós, o computador também precisa de cuidados especiais, orienta-se que o usuário faça suas manutenções com a frequência adequada, falo no plural, pois de fato são múltiplas as manutenções recomendadas.

Sendo que as manutenções são: Urgente, Esporádica e Preventiva.

No artigo Manutenção em Computadores – Qual é o Momento Certo? todas elas foram exploradas.

Se o seu computador estivesse com problemas no desempenho, a manutenção preventiva seria a responsável pelos ajustes, as etapas de otimização foram comentadas no artigo 5 Passos para Otimizar o seu Computador.

Entretanto seu computador não está funcionando como o esperado, logo você está com problemas na(s) peça(s) do hardware!

Vamos explorar os problemas possíveis, relacionando as peças e os cenários mais encontrados.

Os problemas relatados abaixo são os mais comuns de todos os problemas encontrados:

Fonte de Alimentação

Esse é um caso bem simples. Se a fonte não está operante, a energia não vai chegar na placa e logicamente por isso o seu PC não liga.

Um teste bem simples pode ser realizado para identificar problemas com a fonte, conforme podemos observar no vídeo abaixo:

Memória RAM

A memória RAM costuma apresentar sinais diferenciados para demonstrar o problema.

Alguns dos sinais encontrados:

  • Ao ligar o computador, alguns apitos, “bipes” são ouvidos, e o micro é reiniciado.
  • Ao ligar o computador, o sistema operacional começa a ser carregado e então ele é reiniciado.

Esses são alguns sinais clássicos de problema na memória.

Recomenda-se abrir o computador, e remover a(s) memória, em seguida realizar o teste da limpeza, também informado no artigo Manutenção em Computadores – Qual é o Momento Certo?.

É importante também, inverter as memórias no momento em que elas forem recolocadas. Se o problema persistir, ligue o computador apenas com uma unidade de memória RAM, alternando entre as duas no teste.

Em caso de persistência do problema, o sistema operacional pode estar corrompido. O adequado é formatar a máquina.

Porém, antes de formata-la, atente-se para os sinais de um HD danificado.

HARD DISK (HD) – DISCO RÍGIDO

Você está ligando o computador, ele não acessa o sistema operacional e fica reiniciando em ciclos, algo semelhante ao problema da memória RAM, então seu problema pode estar no HD.

Se você já fez o teste das memórias e não resolveu o problema e ainda assim o PC não liga, verifique se o seu HD está sendo reconhecido na BIOS, conforme o vídeo abaixo.

Possivelmente você encontrará seu HD e simples ajustes na BIOS podem ser o suficiente, caso ele não esteja aparecendo, ele deverá estar danificado.

Recomenda-se acionar uma assistência técnica para tentar recuperar seus dados e fazer a substituição.

Um outro possível problema do HD é o famoso Bad-Block, o HD que apresenta esse tipo de problema, faz com que seu computador desligue durante a utilização.

Isso acontece pelo fato do que algumas de suas unidades estão danificadas, como se fosse um DVD com problema, afinal ele também é um disco.

Novamente, é importante acionar a assistência técnica responsável para que tentem recuperar a boa utilização do equipamento.

Em ambos os casos relatados para o HD, é importante saber que nem sempre será possível ter o seu HD íntegro de volta!

Dica Bônus: Bateria da BIOS

Se o seu computador não grava as informações de data e hora e(ou) os demais detalhes salvos na configuração da BIOS, sua bateria pode estar estagnada.

A bateria da BIOS é composta de Lithium e é semelhante a uma moeda. Pode ser facilmente encontrada em qualquer loja de informática e(ou) eletrônica.

Basta inseri-la com cuidado e configurar novamente.

Vale ressaltar, que os problemas relatados acima são os mais comuns a serem encontrados em computadores e são responsáveis por quase todo o percentual de problemas.

Se algum problema que não foi relatado acima estiver acontecendo, se ainda assim o seu PC não liga e(ou) possui sons estranhos, é imprescindível acionar um técnico para que possa identificar o problema com as devidas ferramentas de análise.

Cuidado bem do seu equipamento e seguindo os procedimentos de cuidado, sem dúvidas você irá aproveitar muito mais o seu computador e irá utilizá-lo por muito mais tempo.

Garoto feliz com o PC


The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Latest posts by Renan Almeida (see all)