//5 Passos para Otimizar seu Computador
Mulher utilizando um notebook

5 Passos para Otimizar seu Computador

Assim como as pessoas, os computadores também precisam de cuidados especiais com a sua “saúde digital”, chamamos isso de otimizar o computador. 

Mas o que isso significa?

Significa que sem práticas constantes de otimização dos computadores, o seu desempenho irá cair consideravelmente, pouco a pouco.

É aconselhável que a otimização aconteça mensalmente, assim podemos manter a máquina sempre em um bom estado.

Abaixo listo os passos necessários para se dar um upgrade em um micro e manter sempre a melhor performance possível:

Passo 1 – Revisar os programas e encontrar softwares desnecessários

Constantemente instalamos programas em nossos computadores para utilizar em um momento específico e muitas vezes deixamos de utilizá-los pouco tempo depois, por conta disso é importante checar as instalações e remover aqueles que já não mais precisamos.

Sugestão de software: Revo Uninstaller

O Revo Uninstaller permite ao usuário remover os registros mais intrínsecos dos softwares, fazendo uma varredura completa no momento da desinstalação. Sua utilização é bastante prática e intuitiva.

Passo 2 – Remover os arquivos desnecessários e lixos do sistema

Quando instalamos ou utilizamos os softwares é natural que eles gerem arquivos temporários e mantenham diversos itens de registro no sistema, por isso é fundamental realizarmos a limpeza do disco para removê-los.

Sugestão de software: Ccleaner

O Ccleaner permite ao usuário a exclusão não apenas dos arquivos residuais do sistema, como os erros do sistema, acredite, existem dezenas ou centenas de erros que foram registrados em documentos de texto ocupando espaço no seu micro.

Passo 3 – Desfragmentar o disco

O HD é composto de pequenos blocos, como se fosse um favo de mel, neles são armazenados os softwares e no momento em que eles são desinstalados, os blocos ficam temporariamente alocados.

Para manter uma boa integridade do HD, corrigir todos os blocos e solucionar possíveis bad-blocks já existentes, recomenda-se a desfragmentação do disco.

Sugestão de software: Auslogics Disk Defrag

Basta selecionar o disco no console da ferramenta e iniciar a desfragmentação, é possível inclusive programar o computador para desligar automaticamente quando encerrar a tarefa.

Obs: O windows conta com um recurso nativo, chamado Desfragmentar e Otimizar Unidades que também oferece um bom desempenho para a atividade.

Passo 4 – Limpar as unidades de disco

Esse processo é bastante prático e rápido. Basta acessar o Meu Computador, clicar com o botão direito em propriedades em uma unidade de disco,: por exemplo a unidade C. Em seguida clique em limpeza de disco, aguarde a varredura e em seguida o sistema irá exibir os arquivos residuais restantes em seu sistema, prossiga com a limpeza.

Console do windows para limpeza de disco.


Passo 5 – Varredura do sistema

Com todos os processos acima realizados, nos resta escanear o micro em busca de vírus, spam ou outra ameaça.

Sugestão de software: Avast Free Antivirus

O Avast é o antivírus mais renomado no mercado entre as soluções gratuitas. Oferece um alto índice de exclusão de ameaças e é bastante confiável. O Avast conta também com uma versão paga com mais recursos.

É indispensável que se faça um escaneamento completo do sistema, se possível faça um escaneamento em boot, ou seja escolha a opção que irá escanear seu micro no momento em que o windows está sendo ativado.

Abaixo algumas instruções para a utilização dos programas citados acima:





A realização desses passos com certeza trará de volta o máximo de desempenho possível para seu equipamento!


The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.