//Hackear a si mesmo – Como ser um biohacker
Saúde e exercícios biohacker almeidatecno

Hackear a si mesmo – Como ser um biohacker


Você já ouviu falar de biohacker? Tem noção do que é e como funciona? Seria possível que possamos “hackear pessoas”? Um tema bastante estranho, porém, vem caindo nas graças dos adeptos da tecnologia e se tornando cada vez mais popular.

Já pensou se você pudesse aprimorar a sua “versão”, se tornando alguém mais produtivo e energético? Esse é o conceito principal do movimento. Conheça as práticas abaixo, entenda os costumes e saiba como ser um biohacker.

O movimento

Ao contrário do que se imagina, ninguém vai rastrear informações sigilosas da mente de ninguém, embora o termo hacker nos lembre da habilidade de manipular e acessar informações, definitivamente não é esse o conceito de biohacker.

Trata-se da habilidade de se aprofundar em um elevado nível de autoconhecimento, com base em estudos comportamentais, para entender o seu desempenho em qualquer área da vida, em especial a área saúde e então adotar práticas alternativas para potencializar o seu desempenho, formando um processo gradual de desenvolvimento pessoal.

O uso de tecnologias é muito comum e bem visto, pois através delas podemos ter uma análise mais aprofundada de nosso próprio desempenho, porém ela não é um fim e sim apenas um meio, pois o avanço como indivíduo é o que torna os adeptos do movimento entusiasmados com a prática.

Alimentação

O funcionamento adequado do organismo é o que promove energia e bem-estar para o ser humano, sendo assim, a ingestão de alimentos adequados é o que auxiliará em grande parte no controle de seu próprio desempenho.

Portanto temos aí o primeiro item a ser destacado, a alimentação. É através da análise aprofundada dos nutrientes que os praticantes entendem seus benefícios, como consumi-los e em que horário consumir.

É muito comum que façam a troca de informações a respeito das descobertas e não incomum que se encontre vídeos que tratam da temática no Youtube, ou qualquer outro canal de vídeos.

Exercícios Físicos

Os exercícios são essenciais para a melhoria na qualidade de vida, pois são eles os responsáveis por eliminar toxinas do organismo, assim como níveis de gordura, limpando a corrente sanguínea e aumentar o percentual de substâncias neurais benéficas, como dopamina, oxitocina e serotonina.

Portanto analisar o desempenho esportivo e as melhores práticas é algo imprescindível para quem procura saber como ser um biohacker.

Confira 4 aplicativos para monitorar a sua saúde!

Estratégias Hackers

Agora vem um dos maiores segredos dos biohackers, a adoção de estratégias hackers, que são as responsáveis por melhorar ainda mais o desempenho de qualquer pessoa, através da modificação de hábitos do cotidiano.

Pense em um banho bem gelado, é de assustar não é? Qualquer pessoa fica com pavor de imaginar, porém, você conhece os benefícios de um banho gelado?

No momento em que você modifica a chave do chuveiro e o deixa no modo gelado, seus níveis de ansiedade já começam a se elevar e no momento em que liga e sente os primeiros respingos de água, já começa a respirar de uma forma mais intensa.

Pois dos males, surgem os bens, no momento em que se inicia um banho gelado, uma porção de atuações neurais se iniciam em seu cérebro e pouco a pouco você vai se adaptando à água. Ao término do banho, você terá uma sensação incrível de bem estar, pois o fluxo de boas substâncias aumentará exponencialmente em seu cérebro.

Podemos destacar também o aumento significativo da disciplina, a mesma que irá se destacar em qualquer área da vida.

Um outro grande exemplo é acostumar-se a acordar bastante cedo, em sua grande maioria, os adeptos costumam acordar entre as 04:30 e 05:30 da manhã, existe inclusive um movimento chamado “5 AM CLUB” que debate os benefícios de se acordar tão cedo e a troca de experiências.

Entre os benefícios podemos destacar o aumento na produtividade, maior foco no cotidiano, maior bem-estar e logicamente uma potencialização na disciplina.

Tecnologia

É claro que a tecnologia não poderia ficar de fora, pois é com ela que podemos detectar pontos que em sua ausência não podemos observar.

A análise de níveis estratégicos de sua saúde podem ser monitorados por gadgets inteligentes e smartwatches por exemplo.

Existem também uma pequena minoria que implanta sensores em seu próprio organismo, para potencializar a sua autoanálise e aumentar a sua interação com a tecnologia.

Um exemplo disso são sensores auditivos, implantados próximo aos ouvidos, e de NFC RFID, que são inseridos nas mãos, para que possam ativar e desativar objetos específicos.

Entretanto esse é um tema ainda bastante controverso que envolve muitas questões éticas e não é esse o divisor de águas para entender como ser um biohacker.

Tendência?

Será que no futuro os adeptos dessas estratégias irão aumentar? Se depender das análises estatísticas atuais, isso já vem acontecendo.

A tecnologia irá ter uma interação cada vez maior com o ser humano em seu processo de desenvolvimento pessoal? Possivelmente, mas só o tempo nos dará os detalhes.

Independente de buscar auxílio tecnológico, a vida de cada pessoa é valiosa e deve ser valorizada, buscar evolução é algo muito importante, pois esse é o caminho para fazer não apenas de nós, mas do mundo um lugar melhor, a partir do momento em que nos tornamos uma versão melhor de nós mesmos.

Se gostou do tema, não deixe de comentar e se inscrever abaixo, para receber mais conteúdos como esse!  

Ciborgue Biohacker almeidatecno


The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.