fbpx

Segurança da Informação – Controlando o Mundo

E se grandiosos poderes como os botões que lançam mísseis ou destroem o planeta vistos em desenhos animados fossem reais? Entenda a Segurança da Informação.

Pois bem, eles são! Não necessariamente os botões (eu acho), mas o incrível poder de devastar nações, controlando suas grandes indústrias, bancos e arsenais nucleares existe, e esse é o poder daqueles que controlam a internet.

Os chamados hackers ou crackers, são aqueles que acessam os algoritmos mais intrínsecos de qualquer sistema, o algoritmo nada mais é do que o código genético de um programa, ou melhor, o código digital.

Os mesmos se auto-intitulam com diferentes nomenclaturas pois querem manter diferenciadas as suas práticas, os nomes definem a ética de cada grupo. Os hackers, ao contrário da fama que levam, trabalham nas programações com fins benéficos, geralmente encontrando falhas e aperfeiçoando o código, enquanto os crackers costumam acessar para fins ilegais, como a aquisição de informações sigilosas de instituições.

Sugestão de artigo com a temática:

Qual a diferença entre hacker e cracker – Olhar Digital. 

O mundo está repleto de indivíduos capazes de manipular de uma forma bastante abrangente o mundo digital e esse é o pesadelo de grandes empresas de renome mundial, pois é de conhecimento de todos que informações sigilosas já foram tomadas inúmeras vezes na história recente da humanidade, exigindo quantias enormes em dinheiro para que não tivessem seus dados divulgados para o público. 

Qual a solução para manter a segurança das informações? Temos que destacar que nossos próprios dados pessoais estão transitando pela internet e os mesmos podem ser divulgados se não tomarmos a devida cautela no que tange os critérios de segurança. 

O que devemos fazer para estarmos seguros na internet?

Pois bem, assim como destacado no início do artigo, pessoas de boas e más intenções estão navegando pela rede e que invisível aos olhos, já estão travando uma “batalha cívica digital”. As grandes corporações estão atentas e muito preocupadas com a segurança da informação, por isso procuram por profissionais com essas enormes habilidades, são eles os responsáveis por identificar brechas na segurança, para que possam ser corrigidas.

O que nós, pessoas físicas podemos fazer para aperfeiçoar a segurança de nossos dados? 

Abaixo disponibilizo algumas dicas, acompanhadas de vídeos com  conteúdos contendo informações preciosas em que todos devemos procurar seguir: 

  • Manter um bom antivírus instalado e atualizado. Sugestão: Avast Antivírus Free.
  • Utilizar senhas complexas, contendo letras maiúsculas, minúsculas, numerais e se possível,  caracteres especiais. Eu utilizo o site passwordsgenerator para me ajudar com essa tarefa.
  • Oferecer informações pessoais apenas para sites de confiança. 


Fato é, nos dias de hoje é impossível dizer que o mundo digital não faz parte de nossas vidas e que devemos estar sempre atentos com essa guerra cibernética, pois vivemos em um mundo cada vez mais semelhante ao mundo do jogo Watch Dogs.










Renan Almeida

Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

One thought on “Segurança da Informação – Controlando o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: