//Como Integrar Tecnologia e Educação
Como integrar tecnologia e educação almeidatecno

Como Integrar Tecnologia e Educação

Ao falarmos da aliança entre tecnologia e educação, comumente as pessoas associam uma aula em que os alunos utilizam computadores e o professor apenas sugere um site dinâmico. 

Há quem pense também que a aula que tenha computador é aula para se aprender informática.

A verdade é que são inúmeras as formas de unir essas áreas e o potencial é muito grande! Entenda agora como integrar tecnologia e educação da melhor forma lúdica, com exemplos práticos! 

Ferramentas disponíveis

Conforme dito, são inúmeras as formas de unir a tecnologia à educação e a cada dia, temos novas possibilidades de recursos que potencializam o ensino/aprendizagem. 

Vamos fazer uma análise sobre cada um desses pontos, conhecendo e compreendendo suas respectivas funções. 

Jogos computadorizados

Os jogos computadorizados unem o mundo físico ao mundo digital, possibilitando uma grande interação do educando. 

Como exemplo, temos o Interative Play da Xalingo, o aplicativo permite que a pintura realizada pelo aluno em um papel ganhe vida através da utilização da realidade aumentada!

Pintura de um coelho sob a visão da realidade aumentada

Além de sentir-se autor de seu saber, o educando se mostrará mais entusiasmado com o aprendizado, além de estar aperfeiçoando o seu conhecimento tecnológico.

Naturalmente a aplicação destacada possui um foco infantil, porém existem aplicativos voltados para a realidade aumentada para todas os segmentos de ensino, como os aplicativos de análise da anatomia humana

Confira os links para download: 

Aplicativos e sites

Tratando de aplicativos e sites, encontramos uma maior gama de possibilidades para unir tecnologia e educação, afinal existem aplicativos e sites para qualquer finalidade.

Vamos observar algumas sugestões diferentes abaixo, com base em suas finalidades: 

Realizar avaliações

  • Kahoot – O kahoot permite uma interação ainda maior na realização de atividades e possui uma interface mais gamificada.

Aprendizagem gamificada

  • Mangahigh – Mangahigh é a plataforma gamificada ideal para ensinar matemática aos alunos. Com base em jogos, o aluno vai aperfeiçoando seu raciocínio lógico ao desenvolver os desafios propostos, sem em nenhum momento perder a diversão!
  • Duolingo – Mundialmente conhecido, o aplicativo Duolingo possibilita o aprendizado de inúmeros idiomas de uma forma totalmente interativa, com uma interface super amigável.

Integração de tecnologias

Por fim, podemos integrar as tecnologias em prol de um grande projeto educativo.

Como exemplo de itens físicos, podemos destacar a utilização de aulas em laboratório de informática, acompanhadas da utilização de bons sites e aplicativos, assim como a utilização de lousas interativas e tablets, algo que felizmente vem sendo muito utilizado nas escolas públicas. 

Entretanto há também a possibilidade de utilizar recursos gratuitos em prol de um projeto fantástico! Assim acontece com o Google Classroom, que permite um engajamento de toda a sala de aula em uma plataforma dinâmica e gratuita.

O aprendizado é o que importa

Por fim devemos fazer uma reflexão a respeito do uso da tecnologia na educação. 

O que importa não é a tecnologia em si, ela é apenas um meio para facilitar o aprendizado! Se você é um educador, será que está aplicando a tecnologia de forma correta? 

Existem inúmeras formas de se aplicar tecnologia na educação, mas cabe ao professor encontrar a forma que promove os melhores resultados. Isso só pode ser medido por meio das notas e no engajamento dos educandos. 

A arte de ensinar é uma das mais belas e é a única com o potencial de mudar o mundo!

The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.