//Como Aproveitar ao Máximo o Google Data Studio
Planejamento Google Data Studio

Como Aproveitar ao Máximo o Google Data Studio

A utilização de gráficos interativos tem se tornado cada vez mais recorrente dentro de ambientes de trabalho e o Google Data Studio tem se mostrado a ferramenta ideal para as empresas que querem montar um projeto de qualidade, sem é claro, ter que gastar mais para isso.

O Google Data Studio é uma plataforma online do Google, que permite a criação de gráficos interativos e dashboards, ou seja, aqueles que podem ser gerenciados e permitem ajustes em tempo real, como se fossem softwares. 

Se você planeja montar um projeto detalhado e surpreender a equipe de sua empresa, então o Data Studio é a ferramenta ideal para seu trabalho, mas antes de começar a montar o seu trabalho, você precisa se atentar a algumas informações muito importantes! Confira: 

Defina as prioridades do Google Data Studio

Antes de inserir os dados em uma planilha, tenha em mente quais são as prioridades de seu projeto! 

Você pretende demonstrar um relatório de produção? Um relatório de gastos com matéria prima? Ou então, é um relatório de custos com fornecedores? 

Enfim, você precisa saber detalhadamente o que é que você vai mostrar para seus companheiros de equipe e com isso em mente, você deve colocar no seu planejamento quais são as variáveis a serem utilizadas.

Suponhamos que você pretende detalhar o custo com fornecedores, logo, você terá que ter em mãos as seguintes informações: 

  • Propósito do projeto: Apresentar para a gerência o custo com fornecedores durante os meses, de forma que eles possam analisar entender perfeitamente os gastos feitos e possam tomar decisões estratégicas. 
  • Variáveis necessárias: Nome do fornecedor, produto comprado, quantidade, valor do produto, data de compra, valor em caixa, percentual de gastos com o fornecedor. 

É claro que é possível ir além e detalhar mais, porém isso vai da realidade de cada negócio e essa é apenas uma demonstração do nível da organização prévia necessária. 

Com tudo em mente, é hora preparar a base de dados do seu Google Data Studio.

Prepare a sua base de dados

A base de dados utilizada pelo Google Data Studio é o Google Sheets, ou Planilhas Google, como é conhecido no Brasil. 

Quer aprender a dominar a elaboração de planilhas? Confira o artigo!

Para formar uma base de dados organizada e de fácil acesso, o recomendável é que você crie as suas planilhas dentro do Google Drive e as armazene em pastas separadas e organizada pelo campo de ação, como por exemplo: “RH” e “Tecnologia da Informação”, assim seu trabalho se tornará mais fluido e organizado. 

Projete planilhas que você tenha a certeza de que qualquer pessoa que vá observar os registros, irá entender sem dificuldades. Basicamente, não deixe os dados de forma totalmente aleatória, eles precisam ser compreendidos facilmente! 

Com tudo Bem organizado, compartilhe essas planilhas com todos os envolvidos no projeto, isso possibilitará que cada colaborador acrescente informações que lhes são pertinentes e alimentará o seu dashboard com as novas atualizações. 

Para compartilhar, basta ir no menu superior das planilhas e clicar no botão “Compartilhar”, que por sinal se encontra de forma bastante destacada. 

O compartilhamento das pastas também é importante, para isso basta clicar com o botão direito em sua pasta e selecionar a opção “Compartilhar”, inserindo em seguida os e-mails dos envolvidos. 

Agora que tudo está planejado, é hora de montar seus gráficos na plataforma do Google Data Studio! 

Tenha o projeto em mente

Assim como as planilhas, os gráficos precisam de fácil compreensão, para que qualquer leigo no assunto tratado, possa observá-lo e compreender facilmente. 

Dada a enorme quantidade de possibilidades da plataforma, é fundamental que você escolha aquela que faz mais sentido ao seu projeto! 

Pense por exemplo no histórico de um faturamento, o que faria mais sentido, um gráfico de pizza ou de linhas? O de linhas, é claro! Pois ele pode demonstrar o avanço em escala temporal de forma muito mais precisa.

No artigo Gráficos Profissionais com o Google Data Studio você vai encontrar o tutorial de como montar o seu gráfico, caso tenha alguma dúvida. Acesse o material, pois com certeza ele lhe trará boas ideias para desenhar seu projeto! 

Esse material foi útil para você? Então não deixe de compartilhar com seus companheiros de equipe, para que assim, todos fiquem engajados no mesmo propósito e juntos possam ter as melhores ideias! 

Para continuar acompanhando informações práticas da tecnologia, que farão seu cotidiano mais simples e confortável, não deixe de acompanhar o blog da ALMEIDA Soluções em Tecnologia

The following two tabs change content below.
Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.