//Gráficos Profissionais com o Google Data Studio
Como fazer gráficos profissionais com o Google Data Studio

Gráficos Profissionais com o Google Data Studio

Trabalhar com análises gráficas pode ser um pouco complexo, principalmente na hora de montar os gráficos não é mesmo? 

Compilar os dados de uma planilha para depois criar cada um dos gráficos é parte de um trabalho cansativo, mas sabia que existe uma ferramenta que automatiza esse processo e o faz de uma forma totalmente interativa? Conheça o Google Data Studio

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma plataforma online da Google que permite a geração de análises gráficas de alta complexidade, porém construídos de uma forma bastante simples!

O seu funcionamento é semelhante ao Power BI da Microsoft, entretanto o Data Studio é gratuito!

Estatísticas do Google Adwords visualizadas no Google Data Studio

Na imagem acima, podemos identificar uma análise gráfica confeccionada à partir de dados originados de uma conta do Google Adwords

Como utilizar o Google Data Studio

Para utilizar o Google Data Studio, acesse o link: https://datastudio.google.com.

A página inicial será conforme a tela abaixo, entre as opções é possível utilizar um formato pré-estabelecido, em que as planilhas irão demonstrar a análise gráfica do seu canal no Youtube, do Analytics ou Adwords por exemplo.

Outra opção é criar um relatório do zero e é isso o que vamos fazer.  Para começar, clique em Criar e em seguida na opção Relatório

Na aba lateral direita é possível identificar planilhas que já estão localizadas em sua conta do Google Drive e podem servir de base para seu novo relatório, você pode também utilizar uma nova base de dados, para isso clique em CRIAR NOVA FONTE DE DADOS

Diversas opções de origem de dados irão aparecer, se a sua origem for alguma planilha do Excel, clique na primeira opção e faça o upload do arquivo.  

Inicialmente o relatório estará em branco, pois nenhuma métrica foi inserida. Para montar o seu primeiro gráfico do painel, clique em Adicionar um gráfico e escolha um modelo que faça sentido aos dados que você precisa apresentar. 


Se for um gráfico temporal, então a utilização de linhas pode ser interessante, agora se a ideia é mostrar volume, o gráfico de pizza pode explicar melhor. 

Agora que você já inseriu seu modelo, vamos organizar os itens e colocar tudo em seu devido lugar. 

Vamos utilizar como exemplo o gráfico das olimpíadas do Rio de Janeiro. 

  • O gráfico adicionado será no formato pizza; 
  • A fonte de dados será a própria planilha em questão; 
  • A dimensão selecionada será Company, que trata das companhias patrocinadoras do evento;
  • A métrica será a porcentagem de exposição da marca perante as outras marcas;
  • A classificação também será Company, ou seja, as próprias companhias. 

Observe como ficará o nosso gráfico: 


Ao clicar no botão Visualização no menu superior, o gráfico será exibido de forma interativa, possibilitando o usuário a identificar cada um dos pontos ao passar o mouse sobre o item. 

Os potenciais do Google Data Studio 

O Google Data Studio é uma ferramenta preciosa e pode ser utilizado para fins pessoais e profissionais

Tudo fica mais organizado de forma gráfica e a compreensão sempre será mais clara e objetiva. 

Se desejar compartilhar com outras pessoas, também é possível, bastando clicar no botão Compartilhar, também no menu superior, lá é possível convidar pessoas para que possam editar o gráfico, enviar por e-mail, indexar o gráfico à uma outra plataforma, como por exemplo um site, baixar o modelo ou até imprimi-lo. 

Criatividade é o que conta, então deixe a imaginação tomar conta e crie os mais diversos gráficos no site! Não há limite de modelos, crie o quanto quiser! 

Se gostou das dicas e(ou) tem novas ideias que podem complementar o conteúdo, deixe nos comentários e compartilhe! 

Não deixe de comentar abaixo e também de assinalar para receber em primeira mão os conteúdos em seu e-mail! Se quiser contar com postagens como essa em seu negócio, entre em contato com a ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Podemos preparar o material ideal para você!

Hey! Antes de ir embora, aproveite para saber como aproveitar o máximo desempenho de seu computador com o e-book gratuito para download!

The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.