//Smartwatch – Série Gadgets
Smartwatch mostrando as horas.

Smartwatch – Série Gadgets

Pouco a pouco os gadgets estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, um deles, que vem se conceituando cada vez mais com as suas inovações é o smartwatch, que nada mais é do que um relógio de pulso, porém, que conta com inúmeras funções.

O smartwatch é um relógio inteligente, com sistema operacional próprio. A Google e a Apple possuem seus sistemas próprios, que em parceria com empresas de dispositivos formam o comércio do smartwatch.

O que é e como funciona um smartwatch

Um smartwatch é um relógio de pulso, que conectado a um smartphone por meio da conexão bluetooth permite o monitoramento de atividades do cotidiano e o controle das aplicações do smartphone.

Logicamente nem todos os dispositivos contarão com as mesmas funções, por conta disso não vou citar nesse momento um modelo específico, mas sim, funcionalidades que podemos encontrar em sua grande maioria:

– Recebimento de ligações e mensagens

Constantemente estamos em ambientes em que retirar o celular do bolso pode ser uma situação desconfortável, podendo ser um transporte público com muitas pessoas, em uma reunião, ou mesmo andando na rua, já com o smartwatch é possível visualizar as mensagens e chamadas recebidas, podendo acionar o botão para atender ou para desligar a chamada, ou mesmo ler as mensagens recebidas em aplicativos de conversas. Alguns modelos inclusive permitem o atendimento da ligação no próprio dispositivo, possibilitando o usuário ouvir pelo relógio e utilizar seu microfone para conversar, ou então responder a uma mensagem por áudio, sendo esse, convertido em texto para o envio da mensagem. 

– Utilizar o GPS

Uma função muito importante é a de utilizar aplicações que necessitem do GPS, como o Google Maps, Waze, Uber, entre inúmeros outros, por conta de seu sensor GPS, é possível inserir o nome do local em que deseja-se chegar e acompanhar o trajeto no visor do relógio, isso traz muita praticidade, pois elimina há necessidade de ficar segurando o celular no momento em que dirige, por exemplo. 

– Monitoramento de atividades físicas

Para os praticantes de atividades físicas, as funções de gerenciamento e gravação de atividades são grandes atrativos! Com o auxílio de um smartwatch é possível verificar os batimentos cardíacos, consultar sequências de atividades anaeróbicas e principalmente nas aeróbicas, onde é possível consultar distâncias, calorias perdidas e altimetria de percursos. Esses recursos podem além de otimizar a verificação de resultados ser um grande motivador para aqueles que não possuem o costume de praticar atividades físicas.

– Pagamentos

Uma grande funcionalidade de alguns modelos é a opção de pagar suas compras a partir do próprio relógio, bastando tocar o relógio na máquina de pagamentos.

Existem hoje inúmeros modelos, de todos os tamanhos e preços, em modelo convencional ou como simples pulseira, com muitas ou poucas funcionalidades, em todo o caso hoje os relógios já não servem simplesmente para ver as horas como o protótipo inventado no passado, por demanda de Alberto Santos Dumont. Hoje o smartwatch é multifuncional e é mais um equipamento, que além do smartphone, traz muita praticidade e produtividade para o usuário.

Ficou interessado no smartwatch?

Conheça a Almeida TI Store e confira inúmeros modelos de smartwatch, contendo as mais diversas funcionalidades, tamanhos e cores!



The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.