//A Maldição do Fone de Ouvido
Fone de ouvido almeidatecno

A Maldição do Fone de Ouvido

Existem duas coisas detestáveis nesse mundo que qualquer pessoa tem de concordar! 

A primeira é que bater o dedinho do pé na ponta de uma cadeira ou na quina da parede arrasa com o dia de qualquer um, a outra é se deparar com seu fone de ouvido (que foi guardado com tanto cuidado) totalmente emaranhado, como se fosse o ninho de um passarinho! 

Convenhamos, ambas são horríveis e pensando nisso eu procurei a solução para esses problemas, infelizmente eu não consegui uma solução para a primeira, pois detesto ficar de tênis dentro da minha própria casa, mas quanto a segunda, eu vivi algo no mínimo curioso!

A função do fone de ouvido no dia à dia

Inicialmente, eu sou um grande adorador de músicas e como gosto de realizar análises precisas de tudo o que eu faço (filosofia da internet das coisas, sabe?) então passei a utilizar aplicativos para analisar meu gosto musical.

Me espantei quando notei que em pouco tempo, o aplicativo já havia registrado milhares de contabilizações! Não me espanta que diversas músicas “apareçam” na minha mente durante o dia, afinal eu as ouço compulsivamente. 

Não creio que seja eclético ao ponto de ouvir de tudo, mas possuo um gosto bastante oscilante, ao ponto de ouvir Beethoven e Bach pela manhã e Sepultura ao entardecer. 

Bem, isso não quer dizer nada (a não ser que tenho um estado de humor polarizado), o que importa é que sempre estou escutando músicas, inclusive assinei um streaming para tal. 

Em casa eu não utilizo tanto o fone de ouvido (talvez se morasse em um apartamento até usaria), mas fora de casa eu utilizo o tempo todo, principalmente porque tenho o hábito de praticar exercícios físicos todos os dias. 

A propósito, se você também gosta de esporte, vamos trocar algumas dicas de corrida e ciclismo la no Strava! Bato cartão diariamente por lá! No meu Instagram pessoal não é diferente, 80% é esporte! Talvez meus amigos mais próximos já estejam irritados com isso, mas fazer o que? 

Problemas dos fones no dia à dia 

Utilizei incontáveis fones de ouvido em meus treinos e também em qualquer outra situação em que eu estivesse fora da minha casa, como ir trabalhar e estudar por exemplo. 

Não é a primeira vez que eu vou elogiar produtos da chinesa Xiaomi, nem a segunda, mas eles são bons, então eu vou falar, simples!

Encontrei na internet os fones da Xiaomi do modelo HSEJ02JY e resolvi comprar. Quando chegou fui logo fazer o primeiro treino para testar! 

Gostei bastante, o som é bom e ele é de um material forte, mas com o passar dos dias eu me deparei com os mesmos problemas que me perseguiam a anos: 

No decorrer do exercício o fone vai gerando irritabilidade no corpo, até que chega uma hora que parece que está puxando as suas orelhas, talvez seja culpa do suor, não faço ideia, mas é algo bastante chato. 

Chegou o derradeiro dia em que inexplicavelmente um dos lados parou de funcionar. Demorou mais que o comum, admito, mas esse dia chegou. 

Depois disso eu fiquei realmente determinado a encontrar uma solução e uma vez por todas! 

Fones Bluetooths

Resolvi pesquisar por fones bluetooth na internet, pois seria a minha cartada final, ou teria que aceitar para sempre os problemas que me perseguiam.

Inicialmente eu temi pelo tempo de utilização que o dispositivo seria capaz de manter, mas após pesquisar bastante acabei comprando um desses fones que formam um arco atrás da cabeça, pois acreditei no marketing do produto e de fato parecia ser bastante adequado para a prática esportiva. 

No começo a conexão me pareceu prática e ágil, mas não demorou para apresentar problemas no pareamento. 

A qualidade do áudio nunca foi dos melhores, mas não era horrível, era aceitável. 

Como era de se esperar, o grande dia chegou, um dos lados parou de funcionar, só que dessa vez o problema veio acompanhado de mais outro problema, o áudio do outro lado havia ficado mais baixo e a haste se tornado mais mole, pois de fato o material era bem sensível. 

Novamente estava eu pesquisando por fones bluetooths na internet e resolvi ler um pouco sobre os Airpods da Apple, pois havia visto muita gente utilizando o tal gadget. O que ele teria de bom?

Sempre o achei muito feio, porque parece um fone de ouvido comum, só que com o fio cortado, ainda assim dei um crédito, mas quando me deparei com a quantidade limitada de funcionalidades e o preço de quase R$1.000,00 apenas uma coisa me veio em mente: “Por que alguém compraria isso?”, então desisti do modelo. 

Após realizar mais algumas buscas, resolvi verificar todos os produtos da Xiaomi (sim, ela mesma) e me deparei com algo que estaria prestes a mudar a minha “vida musical”, os fones de ouvido Xiaomi Redmi Airdots

O gadget é esse exibido abaixo (Clique na imagem para verificar as características):

Vivendo a música 

Mesmo com o pé atrás, por ser um produto tão barato, na casa dos R$100,00, resolvi  comprar os fones bluetooth da Xiaomi e aguardei ansiosamente, pois planejei estrear os gadgets em um treino especial, pois estava me preparando para a Corrida Internacional de São Silvestre e eu gostaria muito de que eles fossem meus parceiros lá também.

Eles chegaram e com grande expectativa comecei a fazer os testes, logo de cara percebi que a qualidade do som era incrível e que o isolamento sonoro do ambiente ao redor era bastante eficaz. 

Coloquei os tênis e fui para a rua e treinei. Ao chegar em casa estava espantando, pois eu simplesmente adorei o resultado! A experiência foi realmente incrível, pois não me causava desconforto e o som era excelente! 

Faltava fazer meu último teste, verificar a bateria! Então baixei um aplicativo gratuito muito bom, que me demonstrava em um widget a quantidade de carga. Para meu espanto, após duas horas de utilização contínuas, ambos os lados do fone possuíam 72% de carga! Eu nunca havia visto isso antes! 

Coloquei para carregar e notei que o preenchimento da bateria faltante foi bastante rápido, superando inclusive a velocidade de outros dispositivos Xiaomi que eu utilizo, como a Mi Band.  

Segui utilizando ao longo do tempo e o Xiaomi Redmi Airdots manteve o seu desempenho como sempre, parecia até uma bênção do destino o fato de eu estar utilizando fones de ouvido sem ter nenhum problema com eles. 

Eu não sei que tipos de fones de ouvido você utiliza e nem em que momento do dia você utiliza, mas eu tenho a certeza absoluta de que você já teve algum problema antes. 

Estou inserindo links pessoais nesse texto para afirmar a minha satisfação com o produto e poder tirar dúvidas. Sou grato a Xiaomi, por oferecer produtos tão bons e baratos para o consumidor mundial!

Foi na Amazon que eu encontrei o produto com o melhor custo benefício e o mais rápido prazo de entrega, com o produto já estando no Brasil. 

Como gratidão a todos os envolvidos, Xiaomi, Amazon e os vendedores, deixo para você, o link que utilizei para a compra. Por se tratar de um produto que está no número 1 de mais vendidos do gênero, penso que o risco de queima de estoque seja alto!

Você tem alguma história com fones de ouvido que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários, inclusive se quiser, estou à disposição para conversar sobre o tema nas redes sociais! 

The following two tabs change content below.
Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.