//Revolução Mobile
mão segurando celular

Revolução Mobile

Você já parou para observar no quanto os dispositivos mobile evoluíram nas duas últimas décadas? Período em que os celulares chegaram ao Brasil.

Você se recorda da primeira ligação feita por um celular no Brasil?

Veja abaixo o vídeo da primeira ligação feita por um celular no Brasil.



Aparelhos caros, de manutenção cara e raro acesso, assim eram os celulares no final dos anos 90, os famosos “tijolões” eram pesados, contavam com antenas protuberantes e comumente bases e carregadores para que pudessem ser carregados e alocados durante as caminhadas pelas ruas.

Atualmente visto como deselegante e engraçado, antes foi visto como um sinal de status e modernidade, afinal era o acessório aliado de grandes empresários e famosos.

Com o passar dos tempos passamos a contar com um visor 8-bits, o que trouxe novas funcionalidades, como alarmes, identificação de números e até mesmo o famoso “jogo da cobrinha”, em que todos se gabavam por suas pontuações.



Com muito entusiasmo os celulares flip-flop (abre e fecha) dominaram o mercado de dispositivos móveis por algum tempo e assim como as grandes receptividades dos últimos modelos, esses também se tornaram um grande sinônimo de status social, porém nesse período os celulares já se tornavam algo mais comum e rotineiro no cotidiano dos cidadãos.

Após essas inovações, a tecnologia mais incrível e ainda hoje é, estava para chegar, o bluetooth, que trouxe aos celulares a possibilidade de transferir arquivos de um dispositivo para outro sem a necessidade de cabos, passou-se a ser possível ouvir músicas no próprio dispositivo e assistir alguns vídeos com qualidade regular. A chegada do bluetooth foi tão importante que abriu terreno para uma gama de novidades que estariam por chegar.

A chegada do smartphone foi dada mais de uma década atrás com a apresentação do Iphone pela Apple de Steve Jobs, à partir daí os smartphones foram evoluindo exponencialmente e já eram parte do cotidiano de boa parte da humanidade, cada vez mais processamento de dados, espaço de armazenamento, poder gráfico, entre outras inúmeras novidades, conforme relatado o bluetooth abriria margem para novas tecnologias, foi então que chegaram os gadgets, como por exemplo os smartwatches, fones de ouvido sem fio e pulseiras inteligentes.


Apresentação do Iphone – 29/06/2007

A tecnologia mobile já se consolidou com a humanidade e hoje é irreversível, atualmente as aplicações são desenvolvidas direcionadas para os dispositivos mobile, contendo diversos softwares para programação, como por exemplo Android Studio da Google.  Com esses avanços passamos a questionar como serão os próximos anos e quais serão as novidades a serem apresentadas.

Sugestão de matéria: 

Teremos hologramas para explorar objetos em 3D? Quem sabe uma tela holográfica que sobe acima de uma pulseira para analisarmos as notificações. Lentes de contato com acesso a realidade aumentada? Não seriam incríveis? É válido lembrar que, todas as tecnologias que hoje são reais, um dia foram ficção e fruto de uma grande imaginação.



The following two tabs change content below.
Analista de tecnologia educacional, especializado em Ensino a Distância. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Latest posts by Renan Almeida (see all)

Analista de tecnologia educacional, especializado em Ensino a Distância. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.