//Profissões do Futuro
Profissionais trabalhando.

Profissões do Futuro

Como serão as profissões do futuro?

Os robôs estarão atuando no dia a dia de todos nós, executando as mais diversas tarefas como limpar a casa, arrumar a cama e preparar o almoço?

Para responder as perguntas sobre o futuro, precisamos estudar a história do passado. O quanto a tecnologia evoluiu nos últimos anos?

Para iniciar essa análise, vamos relembrar a revolução industrial.

Máquinas foram adequadas em empresas, atividades antes realizadas manualmente foram substituídas por linhas de produção, que aumentaram significativamente a produtividade de diversos meios, temos aí a primeira revolução em termos de modificação nas áreas profissionais do mercado de trabalho.  

Uma crítica genial foi gravada no filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin:



Como podemos ver as mudanças acontecem o tempo todo, nem sempre trazendo novidades positivas como podemos observar na crítica de Charlie Chaplin, porém inevitavelmente acontecem.

Na segunda etapa da revolução dos empregos, podemos considerar a inclusão digital com a internet a maior modificação. Combinando as máquinas com a internet, passou a ser possível gerenciar equipamentos a distância, exercer inúmeros cálculos e processamento de dados simultaneamente através de um computador.

Os maiores problemas vistos nessa nova fase, que ainda é vista como atual são o estresse e o sobrepeso ocasionados pela sedentariedade.

Guiados por esses conhecimentos que nos demonstram a evolução do trabalho ao longo dos anos, podemos inferir que no futuro a automatização de funções será sem dúvidas ainda maior e mais inteligente, mas o fator primordial que definirá a readequação dos trabalhos será o fator econômico/social, afinal o desnível social mundial ainda é muito grande, o Brasil é um grande exemplo desse cenário.

Assim sendo, a tecnologia continuará avançando a níveis inimagináveis nas próximas décadas, novos trabalhos surgirão, em especial os voltados para a programação de sistemas e análise de segurança, entretanto, sem dúvidas os trabalhos braçais continuarão a nortear a vida de inúmeras famílias nas próximas décadas nesse nosso singelo planeta.  

Sugestão de vídeo e artigo com a temática:



• Quero Bolsa – Profissões do futuro: 21 empregos que podem surgir nos próximos 10 anos e se tornar a base do futuro do trabalho


The following two tabs change content below.
Analista de tecnologia educacional, especializado em Ensino a Distância. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Latest posts by Renan Almeida (see all)