//Fake News na Sociedade
Fake news e as mentiras

Fake News na Sociedade

Em um delicado e tenso momento político no cenário mundial, inclusive no Brasil, os holofotes estão voltados para uma grande preocupação, as notícias falsas, ou mundialmente conhecidas como fake news.

Movidas principalmente pelo ódio, as injúrias são disseminadas pela internet com a inteção de prejudicar candidatos políticos, famosos, entre outros notórios do mundo global.

Grandes corporações como Google, Apple e Facebook estão se mostrando muito preocupadas com a questão, que rompe com os princípios éticos da democracia, o que nos transmite a seriedade do tema.

Sem tomar os devidos cuidados, milhões de pessoas se deixam levar pelo impacto momentâneo das notícias, dão credibilidade ao número imenso de compartilhamentos e as disseminam para seguir adiante, o que resulta em grandes impactos na sociedade

E como podemos combater esse problema?

Abaixo alguns passos simples que qualquer um pode seguir para construir uma sociedade mais justa: 

Como combater as fake news:

Passo 1: Você viu a informação na TV, através de uma emissora confiável antes de te-la encontrado na internet?

Passo 2: Você encontrou a notícia na home page de grandes sites de notícias?

Passo 3: Digite parcialmente o tema da notícia nas buscas do Google, exemplo, “Deputado Benedito recebeu duzentos mil em caixa dois”, observe se a notícia aparece no top três do buscador.

Passo 4: Pesquise a notícia em: http://www.e-farsas.com/

Se a notícia for aprovada em no mínimo dois desses passos, a probabilidade de ser uma notícia real é alta.

Passo bônus: Não há a necessidade de compartilhar a informação nas redes sociais, guarde pra você, você não é um jornalista e sua rede social não é um site de notícias.

Vídeo complementar:


E você já caiu em alguma fake news?

The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.