//Profissões de TI em 2019
Escolhendo uma profissão de ti em 2019

Profissões de TI em 2019

Se está procurando por profissões de TI para atuar em 2019, você já teve uma ótima iniciativa em utilizar a internet para fazer essa pesquisa.

Agora resta saber, em que área se identifica mais? O que deve ser estudado?

Das duas, uma, ou você pretende ingressar nesse ramo e possivelmente está na casa dos 18 anos ou é um profissional com certo tempo de atuação e pretende migrar dentro desse mundo tecnológico.

Primeiramente vamos falar das áreas ofertadas e as perspectivas de mercado e ao final do artigo uma opinião para cada um desses dois perfis tratados acima.

Sistemas

Tradicionalmente os sistemas possuem total notoriedade no mercado de trabalho, pois todas as empresas dependem de softwares para a execução de suas tarefas, o que muda são as linguagens e o quão utilizada elas são.

A RedMonk, empresa de análises estatísticas realizou esse compilado para o ano de 2018 e observou-se que as 10 linguagens mais utilizadas foram:

1. JavaScript

2. Java

3. Python

4. PHP

5. C#

6. C++

7. CSS

8. Ruby

9. C

10. Swift

Para quem deseja seguir esse ramo, o ideal é cursar Ciência da Computação, ou então, Análise de Sistemas, ambas irão fornecer conteúdos semelhantes, a diferença está para o grau (Bacharelado, Tecnólogo) e o tempo de curso.

Mobile

Atuar em programação para dispositivos móveis, já deixou de ser uma novidade a uma década, então especializar-se nesse meio oferece grandes oportunidades para os profissionais, especialmente para os empreendedores.

Infelizmente a educação brasileira não caminha com a mesma velocidade da tecnologia, por conta disso as graduações não estão totalmente preparadas para ensinar programação mobile, nesse caso recomenda-se fazer cursos paralelos à graduação, que sejam ministrados por especialistas renomados.

Hardware

O mundo da tecnologia para o hardware foi preenchido com inúmeras novidades ao longo dos últimos anos, um destaque especial para a automação de processos empresariais e a internet das coisas (IOT).

Para aqueles que desejam se especializar em uma área empresarial, a Engenharia da Computação irá oferecer os nortes para se obter as práticas requisitadas, entretanto, tanto para o mercado empresarial, quanto para os empreendedores, recomenda-se fortemente a especialização em microcontroladores e placas de circuito impresso, em especial Arduino e Raspberry Pi, são equipamentos de fácil programação, utilizando de linguagens como o C e são grandes tendências para a automação de processos.

Imperdível: Arduino Uno Rev3 R3 Atmega328 Smd Com Cabo Usb apenas R$49,99!

Naturalmente os computadores pessoais e dispositivos móveis, continuam precisando de reparos contínuos, nesse caso um Técnico em Informática poderá oferecer as instruções necessárias para se tornar um profissional desse meio, que também é um profissional bem remunerado em muitos casos.

Mercados em ascensão

Inteligência de mercado

Quantificar dados é uma prática cada vez mais comum entre as empresas, pois potencializa suas estratégias de mercado perante a outras empresas, além é claro de avaliar os processos implementados até então. Especializar-se na ferramenta da Microsoft, Power BI, por exemplo, oferecerá ao profissional um claro leque de oportunidades nesse mercado em expansão.

Banco de dados, Servidores e Computação em Nuvem

A segurança dos dados, que é algo de extrema preciosidade para as empresas, passou por algumas adequações ao longo dos últimos tempos, pois hoje a computação em nuvem, oferece acesso a toda e qualquer informação corporativa de qualquer dispositivo. Por conta da segurança e da praticidade no acesso às informações, passou se a terceirizar a alocação das informações.

Agora as conclusões possíveis para os dois perfis de profissionais relatados inicialmente:

Profissional que está entrando no mercado da tecnologia: Estar preparado para o amanhã é a melhor estratégia que pode ter, portanto procure dar uma atenção especial para as tecnologias que estão em ascensão e você terá um futuro incrível pela frente.

Profissional atuante no mercado: O ideal é continuar se especializando no meio atuante, conhecendo as novidades, lendo e estudando sempre, pois como o mercado se modifica com uma grande volatilidade é preciso evoluir paralelamente.

Nada impede ninguém de se profissionalizar em uma área alternativa, o mercado da tecnologia é vasto e as opiniões acima relatadas baseiam-se em estatísticas de mercado, mas a verdadeira mudança e o verdadeiro sucesso, nasce e floresce dentro de cada um.

Confira também: Profissões do Futuro

The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Latest posts by Renan Almeida (see all)