//Revolução das Fintechs
Revolução das Fintechs

Revolução das Fintechs

Que o mundo tecnológico se renova o tempo todo nós já sabemos, mas e quando tratamos do nosso dinheiro, o quanto evoluída está a tecnologia? Conheça os efeitos da Revolução das Fintechs no mercado! 

Da última década até os dias atuais, o mercado financeiro vem passando por constantes modificações em suas tecnologias, mudanças essas que abordam novas formas de seguranças e de praticidade para a movimentação do dinheiro. 

Esses fatores estão ganhando cada vez mais força com a presença das fintechs

Fintechs

As fintechs nada mais são do que startups de tecnologia financeira, funcionam como qualquer outra startup, são uma aposta tecnológica que pode promover uma mudança benéfica ao mundo. 

O risco é maior entretanto, pois os concorrentes diretos são (eles mesmo que você pensou) os bancos tradicionais!

Esses mesmo que você conhece, que se por algum acaso eles se unissem e formassem um único banco, possivelmente usariam as cores da bandeira da Romênia para ostentar seus legados (já sabe quais são, certo?).


Diferencial que alavancou os negócios

A aposta das fintechs tem se tornado assertiva pois elas fazem uso de um plano de negócios impecável. Ao contrário dos bancos tradicionais, as fintechs colocam o cliente sempre em primeiro lugar, administrando o dinheiro da forma desejada pelo cliente.

Diferentemente dos bancos tradicionais que visam explicitamente o lucro capital em cima das transações do cliente, as fintechs acabam conseguindo isso como uma consequência da estratégia de negócios. O mundo mudou, mas os bancos ainda ficaram algumas décadas no passado. 

Para exemplificar a diferença da atuação dessas instituições, confira um exemplo real (que existe em nosso país):

Exemplo 1 – Banco natalino Santo André

  • O banco Santo André cobra uma tarifa chamada de “pacote de serviços” somente para que seu dinheiro fique parado em sua conta corrente. Você conta com um número limitado de qualquer coisa que você quiser fazer e se desejar aumentar o número de possibilidades, o valor do seu precioso pacote de serviços aumentará exponencialmente, assim como seus juros em empréstimos, que são exorbitantes. 
  • Mas tem o lado bom também! Você pode usufruir de um cartão de crédito que te oferece inúmeros benefícios e que te deixa isento de anuidade! (Desde que você consuma uma quantia mínima de produtos por mês).

É sério isso? O dinheiro é meu e vocês mandam no que eu faço com ele? Fala sério!

Exemplo 2 – Fintech Unicórnio Nubank (Marketing gratuito com prazer! Obrigado Nu!)

  • Transferências à vontade, para quem e quando quiser. 
  • Bloqueio automático de cartão, via aplicativo. 
  • Dinheiro parado na conta? Ele rende pra você! (Você ganha os juros e não o banco)
  • Atendimento de qualidade e humanizado. 
  • Interface totalmente amigável

A lista de vantagens continua, mas deu pra ter uma boa noção, certo? 

Futuro financeiro das fintechs 

A tendência ao longo prazo é que as fintechs passem a aumentar e criem uma competição maior entre si, para que elas mesmas possam se manter no mercado. O que para o cliente final é algo maravilhoso!

Os bancos tradicionais terão que se inovar, mas uma inovação de verdade! Abandonar os velhos métodos arcaicos para que possam retomar a confiança dos clientes mais comuns, os trabalhadores médios e não apenas as grandes corporações, bom, isso é claro, se é isso que desejarem. 

Criptomoedas 

As criptomoedas como o Bitcoin e outras milhares de  altcoins possuem um espaço cada vez mais notável no mundo financeiro, com seu valor equivalente a pouco mais de 1 trilhão de reais em circulação no mundo, elas estão demonstrando um potencial imensurável, trazendo novas possibilidades aos clientes. 

Agora diferente das fintechs, você de fato se torna dono de seu dinheiro, ou melhor, detentor de chaves privadas que validam o seu direito a uma quantia de moedas virtuais. Não existe um intermediário para as transações, o valor é de fato seu, unicamente seu. 

Se ainda não conhece o potencial das criptomoedas e como elas estão impactando o mercado, confira o artigo em que falamos do Bitcoin

Confira: O Fim do Dinheiro em Papel.

Infinitos potenciais

O mercado financeiro está se tornando cada vez mais digital e automatizado, o dinheiro em papel está prestes a ser extinto e não vai tardar para que os cartões também estejam. Muito em breve utilizaremos apenas sensores (digital, ocular) para fazer transferências. 

O potencial da tecnologia para as finanças é infinito, pois a demanda por segurança e praticidade é constante.

Felizmente para o cliente, isso tende a trazer cada vez mais benefícios, pois trará cada vez mais autonomia, segurança e conforto para lidar com aquilo que é seu e que tem o potencial de te trazer uma vida melhor. 

Se gostou dessas dicas, não deixe de comentar abaixo e também de assinalar para receber em primeira mão os conteúdos em seu e-mail! Se quiser contar com postagens como essa em seu negócio, entre em contatocom a ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Podemos preparar o material ideal para você!

Hey! Antes de ir embora, aproveite para saber como aproveitar o máximo desempenho de seu computador com o e-book gratuito para download!

The following two tabs change content below.
Pós-graduando em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Latest posts by Renan Almeida (see all)