Porque o Desenvolvedor Precisa Estar Atento à Transformação Digital
O mercado de trabalho passa atualmente por uma transformação digital, para a chegada da “Indústria 4.0”.
As empresas e os desenvolvedores precisam estar preparados para vivenciar os novos desafios. As APIs adentraram o mercado para fazer a sincronia entre os sistemas, elas fazem parte das tecnologias em ascensão.
Confira o que devem fazer os profissionais para estarem preparados para os novos desafios!
Retrospecto
Vamos entender a ascensão das APIs, como elas podem potencializar os negócios e quais suas perspectivas futuras, mas para isso vamos analisar o contexto comercial dos últimos tempos, explorando o crescimento da tecnologia na forma com que as pessoas comercializam.
No primórdio as lojas físicas marcaram o início do comércio e uma longa jornada esperava esses pequenos negócios que mais tarde se tornariam grandes negócios através da transformação digital.
Notavelmente o call center, trouxe mais agilidade e produtividade a forma com que as pessoas faziam seus negócios, temos aí a entrada da tecnologia no âmbito comercial.
Nas últimas três décadas, foi a internet potencializou os serviços de uma forma nunca antes imaginada, pode-se então dar início ao e-commerce e a venda de produtos e serviços através da internet.
Transformação digital
O computador já não é indispensável nas relações comerciais, pois hoje as aplicações utilizadas são multiplataformas e operam em dispositivos móveis, como smartphones, tablets, e inclusive em wearebles, como os smartwatches.
O caminho a ser seguido pela transformação digital no comércio era inevitável, deu-se início então a integração das plataformas e serviços, a “API economy”, a sigla se refere ao termo original “Application Programming Interface”, do português, Interface de Programação de Aplicativos.
As APIs permitiram que um serviço fosse indexado a uma outra ferramenta, como por exemplo os serviços comerciais que integram seus sistemas de vendas e pagamentos a outros sites.
Cases de sucesso
O primeiro grande caso de sucesso foi do eBay, que no início do milênio lançou o programa “eBayDeveloper Program”, o mercado de vendas foi revolucionado então e o programa foi um sucesso.
Inicialmente os projetos começam de forma interna e com código fechado, a maioria das empresas tendem a disponibilizar de forma aberta as suas APIs para o comércio global em geral.
Não há diretamente lucro sobre o código das APIs, porém tende a ser um negócio extremamente rentável para as todas as partes, pois além de consolidar novas parcerias, estão promovendo a expansão do serviço em diferentes plataformas, que naturalmente tende a monetizar os projetos.
A IBM, disponibilizou em seu blog oficial o artigo Guide to 100 API Economy and API Management Resources, contendo uma centena de publicações que demonstram a importância das APIs no comércio global.
O profissional
O profissional que pretende atuar com economia de API deve ser um profissional interessado em novas tecnologias, ser analítico e buscar constante capacitação.
Confira as profissões de TI em alta no mercado!
É recomendado que o profissional acompanhe a rotina de grandes empresas, como a Google, por exemplo, que inclusive disponibiliza para os desenvolvedores o Google Cloud End Point, que promove a proteção dos códigos.
O mercado global está evoluindo rapidamente, e sem dúvidas as novas tecnologias crescentes como a computação em nuvem, internet das coisas e a economia de API serão as tecnologias que mais crescerão nos próximos anos, tornando essa transformação digital, um mercado promissor.
Pingback: 4 Soluções para Empreender com Tecnologia - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: Revolução das Fintechs - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: O que Fazer Para Trabalhar em Casa - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: As Principais Profissões de TI em 2020 - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: GANHAR dinheiro Construindo Aplicativos no APP INVENTOR - ALMEIDA S.T
Pingback: As principais Ferramentas Para Criar Aplicativos - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: Como Criar um Aplicativo com MIT APP Inventor - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: Como Realmente Funciona o APP INVENTOR - Almeida Soluções em Tecnologia