//As Principais Profissões de TI em 2020
As principais profissões de TI em 2020

As Principais Profissões de TI em 2020

As profissões de TI fazem parte de um mercado de trabalho que está em constante modificação, isso é facilmente observado ao realizarmos uma análise na oferta e na procura por oportunidades para se exercer uma profissão.

Essa informação pode ser encarada como boa notícia, ou também como uma má notícia, visto que profissões inexistentes irão surgir, em contrapartida que profissões antes consolidadas irão desaparecer. 

A realidade é que o mercado não se adequa às pessoas, são as pessoas que se adequam ao mercado, esse é um pressuposto básico do progresso e do sistema em que vivemos e precisamos aceitá-lo.

Assim como apresentado no início de 2019, uma série de profissões se mostram como promissoras agora em 2020. Aqueles que nelas se empenharem, poderão abrir muitas portas no mercado de trabalho! 

Está focado para se destacar em sua área? Então confira quais são as principais profissões de TI para 2020!

Análises e Estatísticas

A área de análise e estatísticas é uma das principais profissões de TI para 2020, isso porque, a demanda por dados precisos sobre produtos e serviços se tornou uma ferramenta crucial para compreensão de mercado. 

Algumas ferramentas trabalham com esse intuito, são elas: o Google Data Studio, ferramenta online gratuita do Google e o Microsoft Power BI da Microsoft, este por sua vez depende de uma licença paga. 

Analisar gráficos e realizar a leitura minuciosa de dados se mostra como uma ferramenta chave para que as empresas possam encontrar soluções complementares para seus processos, tornando-os mais eficientes. 

Aquele que se empenhar no estudo de métricas sem dúvidas se sairá muito bem nessa nova realidade de mercado, pois o número de oportunidades é crescente, já que as empresas perceberam a importância do Big Data. 

Internet das Coisas

Seguindo o raciocínio do tópico anterior, nos deparamos com a IoT – Internet of Things (Internet das Coisas) e a IIoT – Industrial Internet of Things (Internet Industrial das Coisas), ferramenta responsável pela leitura constante de dados de gadgets, que podem ser utilizados individualmente ou acoplados em equipamentos industriais. 

A Internet das Coisas está totalmente relacionada à análise gráfica (citada acima), pois a plenitude de seu potencial é dado por meio da análise interativa de suas leituras. 

Ao obter leituras contínuas de equipamentos, a IoT que se mantém permanentemente conectada à rede, envia informações em tempo real para um servidor, que pode ser monitorado de qualquer lugar do mundo, promovendo uma análise gráfica do desempenho dos equipamentos. 

A IoT e a IIoT seguem em um ritmo crescente de utilização, ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. As empresas já perceberam que contar com essa tecnologia, possibilita que elas reduzam custos, aumentem a produtividade e tenham melhor controle de seus processos de produção

Sem dúvidas essa é uma das principais profissões de TI para 2020! 

Especialista em Segurança da Informação

O Especialista em Segurança da Informação é um profissional cada vez mais requisitado no mercado industrial, não é à toa, afinal sua importância é maior do que nunca, fato é que, contar com seu ofício é uma demanda obrigatória!

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, prevista para entrar integralmente em vigor em agosto de 2020, mas que poderá ser prorrogada para 2022, dita os parâmetros para essa nova fase da segurança digital no país em que estamos entrando. 

Em suma, é exigido que as empresas mantenham a transparência no acesso e na manutenção das informações de seus clientes.

É função do Especialista em Segurança da Informação arquitetar o projeto de segurança digital da empresa, garantindo a integridade de todas as informações mantidas. 

As empresas ainda não estão preparadas para a completa transição demandada pela lei, portanto aquelas que se adiantarem na reestruturação de seus processos, certamente colherão os frutos da transformação digital, se mantendo atualizadas nos padrões da inovação. 

UI Design e UX Design

A diversidade no acesso às informações é hoje um grande fruto da transformação digital, existem sites e aplicativos para todo e qualquer tipo de serviço que se possa imaginar. 

As empresas já perceberam o quanto é importante marcar presença nos meios digitais, por isso estão engajadas em inúmeras plataformas diferentes. 

o Designer de UI (User Interface Design) e o Designer de UX (User eXperience Design), são os profissionais responsáveis pela arquitetura das aplicações. 

Enquanto o primeiro se foca na aparência interativa do produto, o segundo visa tornar a experiência do usuário mais agradável e simplificada. 

São profissionais que trabalham em parceria com os desenvolvedores e contam com uma visão analítica, que não costuma ser o foco da equipe developer

Em  breve essa será uma função imprescindível nas empresas, portanto especializar-se na área ou contratar um profissional especializado é garantir que a empresa está antenada e com foco no futuro

Você já conhecia as profissões de TI destacadas acima? Saiba que você já está na linha de frente do mercado, pois está empenhado em se atualizar, buscando conhecimentos que te farão se destacar em sua profissão! 

Não deixe de conhecer a Biblioteca Digital do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia, lá você encontrará inúmeros materiais de apoio, como livros e apostilas, que permitem o download gratuito! 

Siga acompanhando o Blog e se mantenha atualizado com as principais informações do mundo da tecnologia! 

The following two tabs change content below.
Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.

Especialista em Educação e Tecnologias Digitais, Bacharel em Ciência da Computação. Idealizador do site ALMEIDA Soluções em Tecnologia. Amante de ficção científica e temas relacionados ao futuro da humanidade e da tecnologia. Corredor de rua e ciclista, por esporte, transporte e lazer.